domingo, 11 de agosto de 2013

Ecos d'Alma

Oh! madrugada de ilusões, santíssima,
Sombra perdida lá do meu Passado,
Vinde entornar a clâmide puríssima
Da luz que fulge no ideal sagrado!

Longe das tristes noites tumulares
Quem me dera viver entre quimeras,
Por entre o resplendor das Primaveras
Oh! madrugada azul dos meus sonhares.

Mas quando vibrar a última balada
Da tarde e se calar a passarada
Na bruma sepulcral que o céu embaça

Quem me dera morrer então risonho
Fitando a nebulosa do meu sonho
E a Via-Látea da Ilusão que passa!

(Augusto dos Anjos)

4 comentários:

  1. Perfeito! Adoro Augusto dos Anjos!
    E gostei bastante do teu blog. Convido-te a conhecer o meu:

    renantempest.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Belíssimos versos de Augusto dos Anjos! É um de meus poetas brasileiros favoritos, me encantam seus poemas.


    ResponderExcluir
  3. Grande Augusto dos Anjos e um dos Primeiros Seguidores Brasileiros de Nietzsche, Muito Belas as palavras e colocações.

    O que você acha do pensamento desse velho travador solitário? A complexidade das ideias derivam dos pensamentos mais sombrios e distantes habitados no inconsciente do ser humano, dando seguimento inesgotavelmente das ideias de loucura que trazemos sobre o manto difuso de nosso ser, emancipando todo e qualquer pessoa para a mais distante galáxia e nos aproximando da verdadeira metafisica existente entre os universos de nossos corações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, agradeço gentilmente a visita ao meu blog.

      Sua colocação sobre o poema de Augusto dos Anjos é muito interessante e concordo com você.

      Para mim, ele e Álvares de Azevedo trazem consigo uma profunda melancolia um amor angustioso a bater no peito, tão real e tão belo. É inexplicável o sentimento que seus poemas exprimem... Trazem consigo a eterna beleza, o etéreo, as palavras cuidadosas do já sepultado Romantismo.

      Obrigada mais uma vez.
      Bid you adieu,,,

      Excluir