sábado, 26 de outubro de 2013

Nox Arcana

Uma banda pouco conhecida que comecei a ouvir em 2007 por conta de um álbum lançado no mesmo ano intitulado 'Shadow of the Raven' inspirado nos contos de Edgar Allan Poe. Uma perfeita forma de unir a música com os nomes de cada conto de Poe, vale a pena ouvir e ler ao mesmo tempo. 

Nox Arcana é um grupo americano de dark wave e música instrumental gótica, formado em 2003 por Joseph Vargo e William Piotrowski. O nome "Nox Arcana" vem do latim, que significa "Noite Misteriosa" ou "Mistérios da Noite". Nox Arcana especializa-se em álbuns temáticos da literatura de horror gótico e clássico. Tais referências literárias incluem: H. P. Lovecraft, os irmãos Grimm, Ray Bradbury, e Edgar Allan Poe. Alguns dos seus álbuns também fazem referência aos temas medievais e mitologia antiga.Suas características musicais são influenciadas pela new age, música clássica, ambiente, rock e trilhas sonoras de filmes, citando outros compositores como John Carpenter, Hans Zimmer, AC/DC, Wojciech Kilar, Enya, Loreena McKennitt, Beethoven, Jerry Goldsmith, e Danny Elfman.

A música de Nox Arcana é melódica e melancólica, com foco em uma linha melódica dominante. A instrumentação varia de acordo com cada álbum, adequados a cada tema ou tempo do conceito do álbum, e normalmente inclui piano, sinos, violino, órgão, cravo, tambores, tímpanos e percussão. Alguns álbuns incluem também címbalos, alaúdes, guitarras acústicas, gaitas e glockenspiel, dependendo do tema de um dado álbum. Fazendo valer o tema e a narrativa é o uso de efeitos sonoros, tais como, por exemplo, um ranger da porta ou um pêndulo balançando. Vocais, coros e narrativas também são usados ​​com parcimônia para ajudar a relacionar uma história ou servir como introdução a uma peça musical.

Alguns exemplos destas referências são:
- Darklore Manor: Esse álbum foi inspirado em uma verdadeira mansão assombrada construída em 1889, que fica perto de Salem, Massachusetts. Segundo relatos locais existe uma maldição na mansão da família Darklore que causou muitas mortes misteriosas, até que em 1941, o ultimo da sua família, Damon Darklore, sua esposa Elisabeth e sua filha Belladonna desaparecem se deixar vestígios.

Necronomicon: Tem suas músicas inspiradas nos contos e mitologias de H.P. Lovecraft e é um tributo aos Mitos de Cthulhu.

- Transylvania: A inspiração pro quarto álbum veio de Drácula de Bram Stocker a dupla usou de um conceito de musica narrada, com grande fidelidade a estória original, o que leva o ouvinte a literalmente "entrar" na narrativa. Quem puder experimente ler o livro ouvindo esse álbum.

- Carnival of the Lost Souls: Em Carnival of Lost Souls o duo se se inspirou no circo da idade média e nos espetáculos de Vaudeville de onde surgiram aqueles shows de horrores e no livro Something Wicked This Way Comes de Ray Bradbury.

- Blood of Angels: Diferente se seus outros lançamentos, que são basicamente instrumentais com narrativas, todas as faixas desse álbum têm letras. Os vocais ficaram a cargo de Michelle Belanger, que buscou a inspiração nas lendas Enochianas que falam sobre anjos caídos, que vieram a terra para provar do amor dos mortais.

- Blood of the Dragon: As faixas são em sua maioria instrumental com influencia de música céltica e suas letras remetem a temas como espada e magia, magos, guerreiros, dragões, elfos, bruxas, anões e trolls, essas e muitos outros arquétipos são representados por todo o encarte do álbum assim como um puzzle onde as pistas pra sua resolução estão nas faixas.

- Shadow of the Raven: Foi o oitavo álbum lançado em apenas quatro anos. E dessa vez os compositores honraram Edgar Allan Poe. A parte instrumental é basicamente composta de piano, violino, órgão de tubos e melodias de caixinhas de música que geram um ambiente melancólico e de suspense por todo o álbum.

- Grimm Tales: Inspirado nos contos infantis dos Irmãos Grimm, Foi composta pra esse lançamento uma fábula que fala sobre uma bruxa, que lança uma maldição sobre a terra das fadas, condenando seus habitantes a escuridão eterna e duas crianças que caem no sono uma noite e acordam no reino das sombras. As crianças então começam uma jornada em busca de uma chave de cristal que segundo rumores, abre uma porta do reino das sombras pra sua terra natal.

Blackthorn Asylum: O tema escolhido e descrito como "se passa em um sanatório, para criminosos insanos no qual os médicos conduzem terríveis experimentos com os pacientes". Esse álbum também é uma homenagem a Lovecraft e se passa em 1930 no asilo do conto "From Beyond", mas com alguns detalhes adicionais.

2 comentários:

  1. Nox Arcana é uma ótima banda! Também comecei a ouvir ao conhecer o álbum inspirado em Poe.

    Parabéns pela postagem, muito interessante! Não conhecia o significado por trás dos outros álbuns.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vane,

      Sim Nox Arcana é uma ótima banda, sou suspeita em dizer que o álbum do Poe é um dos melhores.

      É realmente interessante o tanto de simbologia que eles carregam em seus álbuns.

      Excluir