terça-feira, 8 de março de 2016

Hipátia de Alexandria


A situação crítica da mulher alcançou seu paroxismo trágico por ocasião do assassinato da astrônoma, matemática e filósofa Hipátia (370–415 d.C), residente em Alexandria, Egito. Escreveu e comentou sobre as obras de Diofanto, Cláudio Ptolomeu e Apolônio de Perga. Foi reconhecida como a principal mente da escola filosófica neoplatônica de Alexandria. Sua eloqüência, beleza e dotes intelectuais atraíam uma grande quantidade de alunos. Foi convidada a tomar lugar na cadeira que Plotino ocupava na Biblioteca de Alexandria. Inventou o hidrômetro, aparelho que mede a gravidade específica de um líquido, e o astrolábio, aparelho usado para localizar astros no céu. Sobre ela escreveu Sócrates, o Escolástico:


"Havia em Alexandria uma mulher chamada Hipátia, filha do filósofo Theon, que fez tantas realizações em literatura e ciência que ultrapassou todos os filósofos de seu tempo. Tendo progredido na escola de Platão e Plotino, ela explicava os princípios da filosofia a quem a ouvisse, e muitos vinham de longe receber seus ensinamentos." A Vida de Hipátia, em História Eclesiástica."
Hipátia simbolizou o aprendizado e a ciência, que os primeiros cristãos identificaram com o paganismo. Por este motivo foi cruelmente assassinada por uma turba de cristãos fanáticos, formados por monges e seguidores do bispo Cirilo.

Hipátia de Alexandria e o dia Internacional da Mulher. 
"Jamais esqueceremos de Hipatia de Alexandria. A cientista ,filósofa e astrônoma morta há 1600 anos, também no dia 8 de março, “quando regressava do seu local de ensino e pesquisa, Hipátia foi atacada em plena rua por uma turba de cristãos enfurecidos. Declarada à primeira Bruxa pela Igreja. Ela foi arrastada pelas ruas da cidade até uma igreja, onde foi cruelmente torturada e estuprada até a morte. Depois de morta, o corpo foi lançado a uma fogueira.”, nos ajuda a pensar sobre a situação das mulheres ainda hoje e sobre todos absurdos que os fundamentalismos religiosos,de todas as matizes, tem perpetrado ao longo de nossa história." Zaratrusta Marquetal (Detonando a Máquina) via 'Palavra da Salvação, Facebook'.



Outras informações: 

2 comentários:

  1. É fascinante e inspiradora a história de vida de Hipátia! Sem dúvida foi uma grande mulher.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, eu fiz um vídeo sobre a filósofa em meu canal no Youtube, e chama-se "Hipátia de Alexandria, feminismo e liberdade de expressão". Quem quiser, só entrar aqui e dar uma conferida: http://youtu.be/sWPQJpfUL0s

    ResponderExcluir