quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Trecho: E O Vento Levou...

Uma das histórias de amor mais famosas da literatura, obra-prima de Margaret Mitchell, retrata de forma vívida a Guerra Civil norte-americana. O belíssimo Sul entra em ruínas quando estoura a guerra. As ricas fazendas, o cavalheirismo, a graça e a tranqüilidade do sul aristocrata devastado pelo combate, enterra para sempre um estilo de vida. Desenvolve-se neste cenário assolado, uma paixão entre duas pessoas tão semelhantes e orgulhosas: Scarlett O'Hara uma frívola beldade sulista que ao ser forçada a enfrentar os horrores da guerra endurece e se torna mais obstinada. E Rhett Butler, um irresistível e charmoso aventureiro, um homem que ela jamais percebe que ama, até o fim. 

Em 1937 além do livro receber o Prêmio Pulitzer houve uma adaptação em 1939 para o cinema como os eternos atores Clark Gable (como Rhett Butler) e Vivien Leigh (como Scarlett O'Hara). Indicado a 13 Oscar ganhando oito.

Tanto o livro quanto o longa merecem ser vistos, duas obras inesquecíveis, imortalizadas. Que descreve o triste destino dos malfadados amantes que nunca conseguiram ser felizes. 


 " Com uma rapidez que a deixou atordoada, ele escorregou do sofá e se pôs de joelhos e, com uma das mãos delicadamente posta sobre o coração, recitou apressadamente:

- Perdoe-me por assustá-la com a impetuosidade de meus sentimentos, minha querida Scarlett... Não pode ter-lhe passado despercebido que faz algum tempo a amizade que tenho em meu coração por você amadureceu, transormando-se em um sentimento mais profundo, um sentimento mais belo, mais puro, mais sagrado. Ouso nomeá-lo? Ah! é o amor que me torna tão ousado! "


( Rhett Butler. Margaret Mitchell. E O Vento Levou - pg. 769/770)


Nenhum comentário:

Postar um comentário